Kindle é pioneira em área de Performance Digital

Fabiana Duffles, Fernando Terra e Bianca Ururahy

O marketing está passando por uma grande transformação e as diferentes etapas da jornada de compra dos consumidores vem merecendo cada vez mais atenção. Atualmente, o primeiro contato que o consumidor tem com um produto ou serviço é na internet. Ele faz pesquisas, visita grupos de discussão, sites especializados, posts em mídias sociais, entre outros, antes de efetivar a compra. E é nesse cenário, que as estratégias digitais e o marketing de conteúdo ganham força.

Pensando nisso, a carioca Kindle chega ao fim de 2016 com uma novidade: o lançamento da Área de Performance Digital. O departamento vem com a proposta de aplicar as mais modernas metodologias e as ferramentas líderes do mercado de Marketing de Digital para geração e qualificação de leads para seus clientes e consequente aumento das taxas de conversão de vendas. Tudo isso com foco na otimização de investimentos e na busca por altos índices de retorno das campanhas (ROI).

Com expertise de mais de dez anos em marketing digital, web design, planejamento digital, redes sociais, e-mail marketing e desenvolvimento de sites e aplicativos, a Kindle é pioneira entre as agências de grande porte a oferecer esse tipo de serviço. “A área chega com intuito de capitalizar todo o conhecimento e experiência da Kindle adicionando novas ferramentas que permitem ações integradas, automatizadas e baseadas no perfil e comportamento dos consumidores. Além disso, trazemos novas metodologias focadas em resultados, que é a principal demanda do mercado atualmente. Aqui tudo é medido, avaliado e melhorado de forma contínua, no detalhe”, afirma o Diretor de Performances Digitais da Kindle, Fernando Terra.

O trabalho da nova área é pautado em quatro pilares. Um deles é o Inbound Marketing, estratégia que reúne as melhores ferramentas para atrair possíveis clientes com o perfil adequado, transformá-los em leads, oferecer a informação necessária para fechar as vendas e, por último, estreitar o relacionamento com a marca. São ações de conteúdo, SEO, marketing digital e vendas para aumentar o retorno sobre investimento (ROI).

Outra frente de trabalho da nova área é o Behavioral Marketing, que cria segmentações por meio do monitoramento do comportamento de potenciais e atuais clientes no ambiente on e off-line. A partir desse acompanhamento é possível traçar perfis comportamentais e atribuir gatilhos para direcionar o conteúdo certo no momento certo da jornada de compras do cliente.

Automação de Marketing é outro pilar do trabalho de Performance Digital da Kindle e usa ferramentas especializadas que ajudam a driblar um dos maiores dilemas do marketing da atualidade: lidar com enorme volume de informação e interações e responder de forma individualizada.  Ajuda a criar listas segmentadas para que o cliente receba, a partir de um gatilho pré-definido, uma mensagem com um conteúdo dinamicamente personalizado para ele.

Para completar os focos de trabalho da nova área, a Kindle oferece estratégias de Crosschannel e Multiplataforma, que têm como objetivo oferecer solução integrada de comunicação, vendas e relacionamento para todos os canais de contato com o consumidor. Isso é feito através do mapeamento da identidade dos clientes e do acompanhamento constate de métricas e dados para avaliação de desempenho de cada um dos canais.

Fernando Terra, explica que, embora cada um desses pilares possa ser trabalhado separadamente, eles se complementam. “Traçamos as estratégias com base nos desafios do cliente e olhando sempre o curto, médio e longo prazo. É importante também que as ações estejam alinhadas entre si e com as demais ações, canais e campanhas em andamento”, ressalta.

Atualmente, a Kindle conta com três clientes atendidos pela equipe de performance digital. São eles: Prátil, empresa de soluções inteligentes em energia, Sparco, líder absoluta no Mundo do Motorsport que está trazendo para o mercado brasileiro cadeirinhas de segurança infantil, e Instituo Ronald McDonald, organização sem fins lucrativos, que desenvolve e coordena programas que visam aumentar a qualidade e expectativa de vida de adolescentes e crianças com câncer.

Para marcar o lançamento da nova área e fornecer informações detalhadas sobre os novos serviços, a Kindle colocou no ar o site performance.kindle.com.br A agência também lançou o e-book “Jornada de Compras”, que pode ser baixado gratuitamente.