Fluxxo Comunicação: muito além da publicidade

Há nove anos Patrícia Barreto, Marco Lima e Andréa Barreto, com alguns anos de experiência e muita coragem, abriram a Fluxxo Comunicação. Eles deixaram cargos nas empresas que trabalhavam e apostaram tudo para realizar o sonho de abrir uma grande agência. No início, atendiam somente à área de marketing promocional e tinham apenas um cliente no portfólio, oriundo da eficiência de Andréa, que ao deixar seu emprego, foi solicitada pelo cliente para continuar cuidando da conta.

Logo no início, eles buscaram no mercado o públicitário André Serro, que viria a comandar a departamento de publicidade. Para conseguir se destacar e não ser mais uma agência entre tantas outras, eles sabiam que precisavam apresentar aos clientes uma solução mais completa. Então, em 2004 nascia a Fluxxo Comunicação. “No início, encontramos muitas dificuldades, mas fomos moldando nossos sonhos à nossa realidade e trabalhamos duro. Tínhamos hora para chegar, não para sair. Tudo o que construimos é reflexo desse início”, conta Patrícia Barreto, diretora de promoções e eventos da empresa.

Em 2011, a agência contratou a especialista em Marketing Digital, Flavia Francis, vinda de uma temporada de estudos na Itália e com passagem na área de web da Rede D’Or, para gerenciar o departamento digital. Hoje, este núcleo desenvolve websites, estratégias em redes sociais, além de soluções interativas para todos os departamentos da Fluxxo. Assim, a agência atua em todas as áreas da publicidade, demonstrando que multidisciplinaridade é seu grande diferencial.

André Serro, diretor de criação

A consequência de muito trabalho, dedicação e empenho resultou num aumento do número de clientes e da expansão das áreas de atuação da empresa. Em Marketing Promocional, atuam fortemente com a Embratel, L´Oréal, BRF(Brasil Foods) e Fetranspor, entre outros. Nacionalmente, destacam-se as campanhas da Via Embratel, coordenação de equipes para as marcas Redken, L´Oréal Professionnal, Kérastase, Matrix e Departamento de Luxo L´Oréal (Yves Saint Laurent, Lâncome, Giorgio Armani, etc).

No mercado carioca, são responsáveis por contratar para a Sadia, Perdigão, Nestlé, atuando em pontos de vendas e eventos. De maneira diferenciada, atendem a Fetranspor, com a implantação dos BRS´s (Bus Rapid System), através da equipe de promotores que divulgam e auxiliam a população sobre as mudanças do trânsito da cidade. Para a Escola de Samba Unidos da Tijuca, desenvolvem um trabalho inovador. “Estamos com a agremiação desde 2010 e conquistamos dois campeonatos e um vice. Sinal de que publicidade com carnaval dá samba”, garante Patrícia.

Segundo a diretora, a união da internet com a publicidade abriu um novo e importante segmento. Como a web não possui fronteiras, hoje é possível propagar informações por todo o mundo e para todos os públicos, com retorno imediato das ações desenvolvidas.  “Antigamente, falávamos em comunicação e imediatamente pensávamos na fórmula ‘Produto -> Agência -> Consumidor’, hoje falamos diretamente com os públicos e a relação ‘Agência x Produto x Consumidor’ se tornou simples e direta”, As redes sociais permitem uma troca de informações, dos desejos, reclamações e anseios do consumidor. Já as redes de busca nos permitem uma mensuração do desejo pela marca/produto, além do comportamento do público-alvo”, afirma.

Com lançamentos de campanhas no Facebook e reestruturando os websites dos clientes, a Fluxxo entende que o crescimento da agência tem conexão direta com a transformação digital que estamos atravessando. “Isso é ótimo para o mercado publicitário que está em franco crescimento. As oportunidades que vão se apresentar, como Copa do Mundo e Olimpíadas, tornaram o Rio de Janeiro a bola da vez mundial. Tem várias empresas chegando ou querendo chegar. E, nós estamos onde todos querem estar”, diz.

Campanha institucional da agência

Para este ano, a agência espera fortalecer a recém-criada área de marketing digital, manter o fluxo de crescimento conquistado ao longo dos anos e agregar novos clientes, sem perder a qualidade. “Queremos conservar nossos clientes sempre satisfeitos, conquistar novos (sempre) e nos anteciparmos à demanda que a Copa do Mundo e as Olimpíadas vão gerar”, finaliza.