Artigo – À espera de Cannes Lions

Por Daniel Lopes,

Um festival como Cannes Lions com seu perfil multicultural e temáticas largamente abrangentes, ultrapassando há muito a essência de premiação, é de suma importância para a publicidade e tudo que esse mercado abrange. A oxigenação que o Festival promove nas cabeças é o grande trunfo, pois a enxurrada de informações é desconcertante e frenética até pra quem já é acostumado a trabalhar com isso. Mas tudo é positivo na medida em que um encontro global é sempre uma forma concreta de sentir o que se produz e se pensa pelo mundo, ao invés de apenas assistir na tela de um laptop.
Do ponto de vista de uma produtora de som, que é a minha experiência e também um pequeno desdobramento desse imenso mundo publicitário, Cannes é uma janela para atravessar o microcosmo do dia a dia. Conhecer mais do que se pensa, como se pensa, com que objetivos, quais tendências, para que e para quem se quer vender coisas através das ideias. Tudo isso reverbera na cabeça de um produtor e influi na produção diária, seja de uma simples peça varejista pra rádio, seja de um spot que ganhará um leão. Que venha Cannes!